Formatação dos trabalhos

Resumo

As propostas de apresentação (pôster ou apresentação oral) deverão ser enviadas pelo e-mail conpes2018@gmail.com para os organizadores do evento contendo um resumo de até 900 caracteres, com título e nome do autor, sobre quem será necessário informar grau e instituição de titulação e instituição de vinculação.

Formatação: Título do texto em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com fonte tamanho 14. Depois de um espaço, com alinhamento à direita e fonte tamanho 12, inserir: na primeira linha o nome(s) do(s) autor(es) e da(s) instituição(ções); na segunda linha, e-mail do(s) autor(es); na terceira linha, a agência financiadora; na quarta linha, Grupo de Trabalho [indicar o nome do GT]. Depois de um espaço inserir o resumo, com no máximo caracteres com espaçamento simples, sem recuo, fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, papel tamanho A4, margem superior, inferior, direita e esquerda 2,0 cm.

Texto completo (pós-graduandos e demais pesquisadores)

Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente durantes as sessões de GTs.

Deverão seguir a seguinte formatação:

Título e informação sobre o autor deve seguir o padrão do resumo.
Formato do texto: no máximo 20 páginas, enviado em PDF, papel tamanho A4, margem superior, inferior e direita com 2,5 cm, margem esquerda 3 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, páginas numeradas, citações e bibliografia devem acompanhar as normas da ABNT. O texto completo pode ser conter ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.

Formato do arquivo e do título:

Os arquivos devem ser enviados obrigatoriamente exclusivamente no formato “.pdf” (documento PDF).

Título do arquivo: salvar o arquivo com o seguinte padrão de nomenclatura: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR EM CAIXA ALTA_Nome do primeiro autor em caixa baixa_SOBRENOME DO SEGUNDO AUTOR EM CAIXA ALTA_Sobrenome do segundo autor em caixa baixa.doc, e assim sucessivamente para quantos autores houverem. Ex: MELO_Beatriz_SILVA_Maria.doc

Pôster (alunos de graduação)

Os trabalhos aprovados serão apresentados durante as sessões dos GTs na forma de pôsteres, com noventa centímetros de largura por um metro de altura, onde devem constar: título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada); nome do(s) autor(es) e suas instituições; nome do(a) orientador(a); agência de fomento da pesquisa (caso seja pertinente); objeto (visão geral sobre o assunto com definição do objeto) e objetivos do trabalho; metodologia (apresentação dos procedimentos metodológicos adotados); resultados obtidos; e referências bibliográficas. É permitida também a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação.

É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores no horário estabelecido. É de total responsabilidade do proponente a colocação do seu pôster no espaço a ele destinado, no primeiro dia do evento e sob orientação da comissão responsável. A comissão não se responsabilizará por eventual extravio de pôsteres.
É vedada a apresentação de pôsteres: por terceiros (não autores); de trabalhos impressos sem características de um pôster; de trabalho, com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos; com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão; de pôster que não obedeça às normas que expostas acima.